
Você sabia que tem modelos de carros fabricados por aqui que você não encontra na loja? Já aconteceu no passado, quando a Volks fabricou versões dos carros nacionais para o mercado externo: Passat Iraque, Fox para o mercado americano que na verdade era o Voyage com banho de grife.
Fizemos uma lista com seis veículos atuais que saíram de fábricas brasileiras e você não encontra na concessionária nem por encomenda:
Os modelos não existem nas concessionárias brasileiras desde meados de 2021, mas continuam sendo oferecidos na Argentina e com boa aceitação por lá.

Toyota Etios produzido no interior de São Paulo (foto: Toyota/ divulgação)
Os Etios seguem sendo produzidos no Brasil para exportação. E tem um "plus" nessa história. A Toyota criou uma versão inédita de serviço do Etios chamado "Aibo". É um Etios furgão:

Toyota Etios Aibo é vendido apenas na cor branca (foto: Toyota/ reprodução do site)O preço? R$ 97 mil na conversão direta de Peso Argentino para Real.
Já fora de linha no Brasil, mas ainda é possível comprar um WR-V na Colômbia. E o produto chega por lá via exportação brasileira pelo preço básico de R$ 110 mil (conversão direta).

Honda WR-V produzido no interior de São Paulo (foto: Honda/ divulgação)O HR-V também segue sendo vendido em sua versão antiga em Argentina e Colômbia, mas logo será substituído.
O Pulse estreou no Brasil o motor 1.0 turbo da Fiat, mas isso não aconteceu no México, onde a empresa decidiu padronizar e vender apenas modelos com motor aspirado. Tem a ver com custos, já que a Fiat não é um hit de vendas por lá.

Pulse Impetus mexicano é 1.3 aspirado, enquanto o nacional é 1.0 turbo (foto: Fiat/ divulgação)O Pulse é um carro da Fiat desenvolvido no Brasil e fabricado apenas na fábrica da marca em Minas Gerais, então o México recebe o produto brasileiro. Mas a versão top do Pulse vendido no México, embora tenha o mesmo nome da brasileira (Impetus) e os mesmos acessórios, utiliza o motor 1.3 aspirado do Argo. Versão inédita e "made in Brazil".
A Volkswagen produziu em Taubaté a última série especial do Gol antes de sua aposentadoria. São mil carros e 650 foram destinados ao Brasil. Eles têm motor 1.0 que obedece à legislação brasileira sobre emissão de poluentes.

Gol Last Edition 1.6 foi fabricado em Taubaté e não foi destinado ao Brasil (foto: Volkswagen/ Gol)Mas nos países vizinhos, onde essa lei é menos exigente, a Volkswagen colocou motor 1.6. A foto acima é do site da VW na Colômbia, onde o carro sai por R$ 80 mil. Portanto em Taubaté foi produzida uma última versão do Gol que não existe no Brasil, objeto raro e de desejo entre fãs do carro.