À prova de arranhões: novo Renault Duster é lançado na Europa
Modelo tem linhas mais harmônicas, melhor acabamento e um tal de Starkle, que segura boa parte dos arranhões
por Turboway
Publicado em 29.11.2023
Comente:
Compartilhe:

Tratado como uma das maiores pechinchas da Europa pelo seu ótimo custo-benefício, o novo Renault Duster acaba de ser renovado em solo europeu. O modelo chega à terceira geração com novo visual e uma novidade que pode vir a calhar e se espalhar pela concorrência: ele tem peças à prova de arranhões em partes que costumam ser sensíveis na lataria.

Como ocorreu com as duas gerações anteriores, o Duster recebeu na Europa o logo da Dacia, empresa romena do grupo Renault que recebe uma diferenciação em seu local de origem. Aqui, o grupo prefere estampar o emblema Renault, tanto para a Duster como para outros modelos como Sandero, Logan e Kwid.

novo Renault Duster

O grande salto de qualidade agora é a atualização da plataforma que ele será feito, o que permitiu adicionar uma série de novidades tecnológicas, a principal delas a opção de motor híbrido. Ele deixou a plataforma B0, usada pelo modelo desde 2009 e passou a utilizar a moderna CMF-B, usada por irmãos como Renault Clio, Dacia Sandero e Nissan Juke. É também a plataforma usada no Brasil após investimentos grandes feitos pela Renault na fábrica de São José dos Pinhais/PR.

A troca de plataforma trouxe refinamento, praticidade e dinâmica ao modelo, sem comprometer o tamanho compacto dele. Ele mantém os 4,34 m de comprimento da geração atual. São 3 opções de motorização. Tem a híbrida leve, que une um motor 1.2 turbo a gasolina com um motor elétrico de 48V, disponível apenas com tração integral. Além dela, há a opção de entrada com motor 1.0 turbo de quatro cilindros (e não mais de 3 cilindros) movido a gás natural. O intermediário tem motor 1.2 turbo a gasolina.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

As mudanças que chamam mais a atenção são estéticas. A começar pelo visual externo, mais agressivo e com menos curvas desnecessárias. Internamente, a Renault caprichou no acabamento, uma das maiores reclamações dos consumidores em qualquer mercado que ele é vendido.

novo Renault Duster

A Renault explicou que outra novidade é o uso de um plástico mais resistente, chamado Starkle, em áreas sensíveis, como molduras plásticas na parte inferior da carroceria, nas caixas de rodas e nos para-choques. O material tem duas finalidades: economizar tinta no processo de pintura e minimizar arranhões. De quebra, o Starkle usa plástico reciclado, garantindo uns pontinhos para a empresa em descarbonização.

O modelo deverá vir futuramente ao Brasil, provavelmente em 2025, ficando posicionado acima do Renault Kardian, previsto para o primeiro trimestre do ano que vem. O novo Duster cumpre requisitos que a Renault pensou para a marca no Brasil. Ela tirou de linha modelos como Logan e Sandero para investir em carros de maior porte e maior valor agregado. Ela pretende vender carros mais caros e ter lucro maior por modelo vendido, após amargar um prejuízo financeiro histórico antes mesmo da pandemia.

A imprensa automotiva inglesa usou o termo barganha para chamar a sua nova geração, ao destacar que ele custa menos que 20 mil libras, cerca de R$ 120 mil.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários