
Aos poucos, Max Verstappen vai desenhando seu primeiro título de F1 na carreira. Em mais um fim de semana impecável, o holandês fez barba, cabelo e bigode. Conseguiu a pole, melhor volta e a vitória de ponta a ponta. Foi o primeiro Grand Chelem da carreira de Verstappen, que acabou vencendo as duas provas na Áustria.

Foi o 50º pódio do jovem piloto, que aumentou de 18 para 32 pontos a vantagem no mundial. Ou seja, Hamilton já precisa de duas corridas para voltar a ser líder - se é que vai conseguir. Depois de vencer 3 vezes nas 4 primeiras corridas do ano, o inglês viu a ascensão de Verstappen, que já tem 3 vitórias seguidas e 5 no ano.
Bottas foi o segundo e Norris acabou em terceiro, à frente nada menos do que o heptacampeão Hamilton. Sainz foi o quinto e Pérez, o sexto. Veja a classificação final mais abaixo.
A F1 volta no GP da Inglaterra, em 18 de julho. Vai ser o primeiro fim de semana com o mini GP de sábado, que estreia na categoria.

Assim como no GP da Estiria, semana passada, também em Spielberg, foi uma largada limpa apenas nas primeiras posições, com Verstappen mantendo a ponta, seguido por Norris, Pérez e Hamilton. Já no pelotão traseiro, problemas. Esteban Ocon foi espremido nas primeiras curvas e quebrou a suspensão, sendo obrigado a abandonar e a trazer pra pista o Safety Car.
Na relargada, na volta 4, Pérez foi pra cima de Norris, mas acabou errando, saiu da pista e perdeu 7 posições. Bottas e Hamilton protagonizaram uma curta briga, com duas trocas de posições, e Hamilton mantendo a dianteira.

Pérez força ultrapassagem e cai de terceiro para décimo na volta 4Enquanto Verstappen abria na ponta, as McLaren iam bem. Norris segurava a segunda colocação, à frente das Mercedes, e Ricciardo progredia. Na volta 18, o australiano passou Vettel, assumindo a quinta colocação. No GP da Estíria, ele tinha sido mais discreto, terminando apenas em 13º, fora da zona de pontuação.
Mas na 20ª volta veio o balde de água fria. Os comissários julgaram que Norris foi o culpado pela saída de pista de Pérez e o puniram com 5 segundos de perda no pit stop. Ao mesmo tempo em que recebia a informação da punição, o piloto foi ultrapassado por Hamilton.
Ricciardo abriu a parada de troca de pneus, na volta 30, seguido, na volta 31, do companheiro Norris, que pagou a punição de 5 segundos, voltando na quarta colocação. Verstappen esperou a parada de Hamilton para evitar o undercut, que é quando um piloto para antes, passa a andar rápido por causa dos pneus novos, e ganha a posição daquele que parou muito depois.
Na volta 44, o mundo deu voltas. Pérez foi punido com 5 segundos por fazer exatamente a mesma coisa que Norris havia feita a ele. O mexicano não deu espaço na pista para Leclerc, que acabou saindo da pista na mesma curva. O monegasco, no entanto, não perdeu posições.
Incrivelmente o mexicano voltou a cometer a mesma manobra e levou outra punição de 5 segundos! Foi uma corrida para esquecer para Pérez, definitivamente.
Na volta 50, Hamilton passou a ter problemas no carro, sendo ultrapassado nas voltas seguintes por Bottas e Norris. O britânico, com boa vantagem para Pérez, decidiu parar mais uma vez. O problema, no entanto, não era nos compostos

George Russel, ainda em busca do seu primeiro ponto na temporada a bordo da fraca Williams, fez de tudo para defender sua 10ª colocação, à frente de Fernando Alonso, que passou a apertar com sua Alpine de asa aberta. O piloto da Williams protagonizou uma das melhores defesas de posição da prova, mas faltando 3 voltas o espanhol acabou passando.
Com grande vantagem na ponta, Verstappen parou a 10 voltas do fim e passou a voar na frente de Valteri Bottas, garantindo o ponto extra de melhor volta da corrida e o Grand Chelem. O holandês abre uma vantagem importante na ponta. Será que a Mercedes reage? Ainda faltam 14 corridas, é bom lembrar.
