Antes da Titano: Fiat quase trouxe picape indiana ao Brasil
Picape era parceria com uma montadora indiana e seria fabricada na Argentina para ser vendida no Brasil em 2008
por Renato Fonseca
Publicado em 14.08.2023 // atualizado: 21.09.2023
Comente:
Compartilhe:

A Fiat lança esse ano a sua nova picape média, já batizada de Fiat Titano. É a primeira vez que a marca lança um produto para concorrer na mesma categoria de Toyota Hilux e Chevrolet S10. A Fiat, porém, já fez planos de entrar nesse segmento há 15 anos e com um produto indiano.

Em fevereiro de 2007 a marca chegou a divulgar que estava preparando sua fábrica em Córdoba, na Argentina, para produzir uma picape média em parceria com a indiana Tata Motors. A "Tata TL Sprint" já existia no mercado indiano e em um acordo comercial a Fiat faria pequenas modificações no projeto para lançá-lo no mercado latino.

Titano do passado

A história é até parecida com a Titano, que é um produto desenvolvido na China pela Changan em parceria com a Peugeot. Ela tem peças importadas e é montada no Uruguai, onde recebe a marca da Peugeot para o mercado argentino e chileno. E agora receberá a marca da Fiat para o mercado brasileiro.

Voltando à 2007, a Fiat e a Tata chegaram a divulgar que a picape derivada da Tata seria lançada no segundo semestre de 2008 com versões 4x2 e 4x4, além de opções com cabine simples e cabine dupla. Chegaria não apenas para concorrer com S10, Ranger e Hilux, mas também com a Amarok, que seria lançada meses depois.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Segundo as notícias da época, a Tata TL Sprint receberia novo nome e o motor 2.3, de 134cv, que a Fiat já usava na linha Ducato na época.

Curiosamente o plano agora é semelhante. A picape Titano não receberá o motor 1.9 que equipava a primeira versão da Peugeot Landtrek, mas sim um 2.2 diesel da Ducato atual.

Compra da Jeep deixou picape de lado

Na época a aliança com a indiana Tata também garantia que produtos Fiat fossem exportados para a Índia. A aliança durou até 2012, quando a marca italiana resolveu caminhar com suas próprias pernas no mercado indiano vendendo por lá o Punto.

Os planos globais, incluindo a picape que seria lançada aqui, foi deixada de lado porque o rumo mudou para a Fiat. No ano de 2009 a Fiat iniciou a aquisição da Chrysler (dona da Jeep e Dodge) e a partir daí a marca passou a traçar outros planos. A Toro foi um fruto desta fusão, embora não seja uma picape média.

Em 2021 a Fiat se juntou à Peugeot e foi criado o grupo Stellantis. A Fiat Titano é um dos produtos que as marcas começam a dividir a partir desta parceria. É também a primeira picape média da Fiat no Brasil.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Turbopass
Veja agora, em TurboMagazine
Imagem da notícia

César Galvão

Drone bombeiro: o futuro dos salvamentos em rodovias. Veja vídeo

Imagem da notícia

Destruição

Destruição em fábrica da Toyota causa efeito cascata e marca fica sem Corolla e Corolla Cross na linha

Imagem da notícia

Carde

Museu brasileiro de carros é premiado em competição internacional de colecionadores. Veja vídeo

Imagem da notícia

Nova marca

Cadillac: você vai ouvir falar muito desta marca a partir de agora

Imagem da notícia

Made in Brazil

Vídeos: listamos alguns comerciais estrangeiros de carros fabricados no Brasil

Área de comentários