

O Governo do Estado de SP confirmou que a Fórmula 1 voltará ao Brasil depois de dois anos de ausência provocada pela pandemia. O governador João Doria e o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes fizeram a confirmação em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, no começo da tarde desta segunda-feira (16).
A prova está marcada para o fim de semana de 5 a 7 de novembro, com a "Sprint Race" - a chamada corrida de sábado, novidade em 2021.
O GP São Paulo (não mais GP Brasil) estava no calendário desde o início do ano, mas dependia do controle da pandemia dentro do país para ser ratificado. Durante a confirmação, o governador disse que serão gerados 8 mil empregos e impacto econômico de R$ 670 milhões. É bom lembrar que o estado ainda tem média diária de mortes por Covid-19 na casa das 260 por dia, e o país, por volta de 860/dia.

Ainda há uma chance de mudança na data. O governo pediu oficialmente para trocar de dias com o GP do México, e assim fazer a corrida em Interlagos no fim de semana de 12 a 14 de novembro. A direção da F1 ainda não se pronunciou.
Cerca de 40 mil ingressos já haviam sido vendidos, antes mesmo da confirmação. Agora, uma nova carga, de 20 mil ingressos, será colocada à venda a partir de 27 de agosto para quem estiver cadastrado na fila de espera, no site oficial do evento. A Eventim fará a comercialização das entradas.
Segundo o governo, será necessário apresentar carteirinha de vacinação e testagem antes do acesso. “Todos os ambientes de acesso serão controlados. Fora que os espaços terão álcool em gel, a obrigação do uso da máscara, aferição de temperatura e outras estratégias estão sendo adotadas, como exigência de vacina e testagem 48 horas antes do acesso”, citou o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Assim como já tivemos no GP da Inglaterra, com vitória de Max Verstappen, Interlagos vai receber a "sprint race", também chamada de corrida de sábado. Nela os pilotos largam para uma corrida de 100 km e os três primeiros pontuam (3, 2 e 1 ponto), e formam o grid de largada para o domingo.
É um artifício que estreou em 2021, mas que pretende seguir para os próximos anos, se agradar. Antes de Interlagos, os fãs vão experimentar a novidade durante o GP da Itália, em 12 de setembro.