Nissan Sentra: vale a compra? Informações, preços e concorrentes
Posicionado para brigar com o Corolla, o Sentra oferece preço, mas não deve chegar nem perto das vendas do concorrente
por Turboway
Publicado em 15.04.2023
Comente:
Compartilhe:

A volta do Sentra ao mercado brasileiro deu destaque a uma categoria de carros que as montadoras não vem dando a devida atenção.

A pré-venda do Sentra esgotou em pouco tempo, mas eram apenas 100 unidades. Muito longe de fazer cócegas no líder de mercado, o Toyota Corolla, que emplacou mais de 5 mil exemplares no último mês.

Porém as vendas do Sentra indicam que ele deve superar outros concorrentes nos próximos meses, como o cansado e pouco ofertado Chevrolet Cruze e o Caoa Chery Arrizo 6.

Em comum com os concorrentes e com exceção do Toyota, todos são importados. Mas vale a pena deixar de comprar um Corolla para engrossar as vendas da Nissan?

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Veja prós e contras:

Prós

Embora seja importado, o Sentra é um produto de uma montadora que está presente no país com uma ampla rede de concessionárias e desde o Sentra anterior (que já era importado) não deixou seus clientes na mão.

A Nissan posicionou os preços do Sentra na mesma faixa do Corolla. As versões do sedã da marca japonesa, porém, são mais completas que a mais básica e intermediária do Corolla. Nesse ponto o Sentra leva vantagem.

O Sentra apela mais à esportividade do que o concorrente no visual. Mostra que a Nissan se inspirou mais no Civic do que no Corolla para sua proposta.

Contras

Mesmo fazendo um esforço de preço é mesmo que venda todas as unidades que importou, o Sentra nunca será um Corolla em popularidade e valorização no mercado de usados. Ainda mais que o sedã concorrente é um produto nacional.

O novo Sentra não tem motor flex. É só gasolina! Na avaliação do Inmetro o sedã é mais gastão que os concorrentes (faz 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na cidade). O carro da Toyota é 26cv mais potente e tem média melhor.

Freio de estacionamento do modelo é no pé. Uma solução barata e estranha que algumas montadoras têm ressuscitado.

Versões

O novo Sentra está disponível em três versões, que custam de R$ 148 mil a R$ 173 mil (veja mais detalhes abaixo). A versão mais básica não tem piloto automático e itens de auxílio à condução.

Novo Nissan Sentra
icone cameraNovo Nissan Sentra tem estilo mais jovem

Como é o novo Sentra?

O carro chegará por aqui em três versões (Sense, Advance e Exclusive) que recebem o mesmo motor 2.0 aspirado de 145 cv e 20 kgfm e câmbio CVT.

São 4,64 metros de comprimento, 1,81 metros de largura, 1,45 metros de altura e 2,71 metros de entre-eixos. Isso significa que o carro ficou 1 centímetro mais comprido e 5 centímetros mais largos que sua versão anterior. O Sentra chega para brigar na categoria de sedãs médios, onde está também posicionado o Toyota Corolla.

Apesar de ganhar em dimensões externas o Sentra perdeu espaço no porta-malas. Eram 503 litros na versão anterior e agora são 405 litros. E esse volume é menor que o do seu concorrente Corolla, que tem 470 litros de espaço na versão atual. É menor também que sedãs da categoria inferior, como o Honda City (520 litros) e o Fiat Cronos (509 litros).

Novo Nissan Sentra
icone cameraAs três versões do Novo Nissan Sentra

Motorização

O Novo Sentra chega com a nova geração – a 3ª geração – da família de motores MR20DD. Mais potente e mais eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior, segundo a montadora. Movido exclusivamente a gasolina, esse propulsor desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.

A Nissan melhorou um ponto no motor onde ninguém nota. O acabamento interno espelhado ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque. A tecnologia aplicada é a do aço spray, primeiramente utilizada no automobilismo e, depois, no superesportivo Nissan GT-R da atual geração.

Novo Nissan Sentra
icone cameraNovo Nissan Sentra por fim chega ao Brasil

Além disso, a Nissan aplicou o chamado "Ciclo de Atkinson", que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o consumo de combustível.

O câmbio é o CVT XTRONIC de oitava geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Plano B

Toyota retoma produção no Brasil com peças importadas após estragos de vendaval

destaque

Mudanças

Toyota terá plano B para retomar fabricação no Brasil. Yaris só chega em 2026

destaque

Dúvidas

Carro flex: posso usar apenas álcool? Veja quais cuidados você deve ter

destaque
Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários