Toyota retoma produção no Brasil com peças importadas após estragos de vendaval
Fábrica destruída em Porto Feliz fabricava todos os motores dos modelos que são montados no Brasil. Empresa tem fábricas em Indaiatuba e Sorocaba (SP)
por Turboway
Publicado em 21.10.2025
Comente:
Compartilhe:

icone cameraFábrica da Toyota em Porto Feliz após vendaval em setembro de 2025 (Régis Rosa/TV Tem)

A Toyota retomou suas operações nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, no interior de São Paulo. A produção no Brasil estava totalmente parada após um temporal destruir a fábrica de Porto Feliz, também no interior, que era a única responsável por fornecer motores para as demais unidades.

A unidade de Porto Feliz passará por processo de reconstrução. Enquanto esse processo não for reconstruído a Toyota importará motores de suas fábricas na Ásia. Os modelos montados no Brasil são o Corolla e o Corolla Cross.

O problema climático enfrentado pela empresa adiou o lançamento do Yaris Cross, SUV de porte menor que, agora, chegará ao Brasil em 2026. Os modelos Yaris e Yaris sedã deixaram de ser fabricados este ano para dar lugar ao "irmão" SUV.

Segundo comunicado da Toyota, a retomada em Sorocaba e Indaiatuba dará preferência à produção das versões híbridas de Corolla e Corolla Cross que deixaram de ser produzidos até agora. A empresa busca atender, principalmente, quem já comprou nas concessionárias e aguarda a entrega.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Enchente destruiu outra fábrica

Em 2022 a Toyota já havia enfrentado um problema climático que destruiu outra de suas fábricas. A unidade da África do Sul, que produz o Corolla Cross, ficou totalmente destruída após uma enchente atingir o local. Por lá o reparo da fábrica durou três meses. As imagens abaixo mostram como ficou o local:

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Turbopass
Área de comentários