Figurinhas da Copa: Alemanha tem o Volkswagen Golf mais potente da história
Grupo E da Copa do Mundo tem Alemanha, Japão, Espanha e Costa Rica. O destaque fica para o Golf, o carro mais vendido na Alemanha há 40 anos
por Renato Fonseca
Publicado em 22.11.2022 // atualizado: 22.12.2022
Comente:
Compartilhe:

Em nossa seleção de carros da Copa hoje vamos falar do Grupo E, o grupo que tem Alemanha e Espanha (apontados entre os favoritos, diziam!).

No grupo da Alemanha apenas a Hilux é um veículo comum ao que temos no Brasil. É o mais vendido na Costa Rica, que é o único país do grupo que não tem indústrias automotivas. Nos demais países os carros mais vendidos são produtos nacionais, prestigiando as montadoras que nasceram naqueles países.

Veja a lista dos carros mais vendidos em cada país do Grupo E da Copa do Mundo:

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Alemanha

Volkswagen Golf

icone cameraGolf R é um avião e está disponível na Alemanha (imagem: Volkswagen/ reprodução)

Se te perguntarem qual foi o carro mais vendido da Alemanha nas copas de 1990, 1994, 2002, 2018 e etc, responda sempre "Volkswagen Golf".

O Golf está no topo de vendas da Alemanha há 40 anos, um fenômeno de vendas e de preferência. O veículo que guia essa preferência tem motor 1.4 turbo, que atinge até 150cv de potência.

Porém a Volks tem em sua linha alemã o "Golf R", que é o mais potente já lançado. O motor 2.0 TSI gera 320cv de potência. Velocidade máxima: 250 km/h, vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos. Voa!

Japão

Toyota Yaris

icone cameraToyota Yaris vendido no Japão (foto: Toyota/ divulgação)

O Yaris no Japão é uma linha mais completa que o que temos no Brasil. O veículo japonês é mais refinado e tecnológico e é preferência popular no país natal da Toyota.

O mais vendido por lá é um Yaris híbrido, que combina o motor elétrico com um a gasolina 1.5. Desenvolve 120cv com esses motores combinados e atinge 180 km/h. Vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

Espanha

Seat Arona

icone cameraSeat Arona é um produto espanhol fabricado pela Volkswagen (foto: Seat/ divulgação)

O Arona é um Suv compacto montado sobre a estrutura do Volkswagen Polo. A Seat, no caso, é a marca espanhola do grupo VW. A marca apareceu no Brasil no final dos anos 90 e depois desapareceu.

Quanto ao Seat Arona, o motor é o 1.0 TSI, com 95cv, o que possibilita o Arona chegar a 182 km/h. Vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

Costa Rica

Toyota Hilux

icone cameraToyota Hilux é o veículo mais vendido na Costa Rica (foto: Toyota/ divulgação)

A Costa Rica é um país com pouco menos de 5 milhões de habitantes, o que é menos do que a população da cidade do Rio de Janeiro. O mercado de carros novos no país caribenho não é volumoso.

O carro mais vendido no país é a picape Toyota Hilux, com 3755 unidades vendidas em todo o ano de 2021. Isso equivale ao que a Fiat Strada, líder em vendas no Brasil, vende em 10 dias.

A versão topo de linha tem o motor 2.8 turbodiesel 4x4 e 204cv de potência.

E como fica?

Palpites futebolísticos coincidindo com a lógica automotiva aqui: a Alemanha é a grande favorita do grupo. O VW Golf é um carro veloz e a versão R é a mais potente da história.

Na segunda posição automotiva ficaria a Costa Rica. Zebra?

Atualizado em 05/12 para dizer que nosso palpite passou longe. A Alemanha não passou nem da fase de grupos. Avançaram Japão e Espanha, que caíram na fase seguinte.

Figurinhas da Copa

Disponibilizamos figurinhas das 32 seleções da Copa, inspirado no velho jogo “Super Trunfo”. Elas foram disponibilizadas no Instagram (@turbowaybr) e você pode ver abaixo as figurinhas do Grupo E:

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Área de comentários