Ferrari estuda apertar o cerco contra customização dos seus modelos
Empresa italiana mantém uma vigilância ativa em todo o planeta porque quer manter a tradição da marca
por Turboway
Publicado em 11.02.2025 // atualizado: 13.02.2025
Comente:
Compartilhe:

O mercado da customização exagerada de carros de ricos virou uma preocupação para a Ferrari, que não aceita que seus produtos sejam transformados a ponto de perder a originalidade. Por isso a marca estuda restringir suas opções de personalização e apertar o cerco contra quem ousa a customizar a ponto de prejudicar a imagem da empresa, mesmo que seja um cliente.

A marca leva a sério a imagem tradicional que construiu desde sua fundação. O CEO da empresa, Benedetto Vigna, disse ao The Telegraph que a empresa pensa em fechar o cerco contra donos de Ferraris que fazem personalizações extravagantes e definir combinações de cores que seriam permitidos para os carros da marca. Isso vem depois de ricos pelo mundo chegarem a esse tipo de customização:

A Ferrari 458 Italia acima foi customizada pelo DJ Joel Zimmerman com o tema 'Nyan Cat' em 2014. Depois ele disse ter sido intimado pelo jurídico da marca para que cumprisse o compromisso assumido na compra de manter a originalidade do veículo. Posteriormente ele postou que desfez a customização e colocou o veículo à venda. Desiludido, comprou uma Lamborghini.

A decisão de limitar customizações diz respeito, inicialmente, ao departamento de customização da marca, que hoje contribui com parte considerável do lucro da empresa. Isso diz respeito à encomendas, principalmente de influenciadores, que fazem combinações extravagantes de cores para gerar comentários em redes sociais. Definitivamente não é o que a marca quer. A Ferrari vê que a Ferrari por si só já deveria chamar a atenção.

icone cameraFoto: Ferrari/divulgação
publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

A empresa sustenta uma tese que ao vender um veículo é como se ela estivesse vendendo uma obra de arte, e com isso o dono teria o dever de preservar a originalidade da obra. E isso importa no momento que o veículo vai para um segundo dono, por exemplo. O CEO da Ferrari define isso como "vender uma camisa de time com o nome de uma outra pessoa nas costas". "Temos que estar atentos porque temos que defender os valores e a identidade da marca", disse Vigna ao The Telegraph.

Geralmente suas séries especiais são oferecidas para pessoas que já fizeram negócios com a marca em algum momento e costuma até a manter uma lista negra de quem já teve problemas com a marca. Problemas como o do DJ citado acima.

Ferrari já processou pizzarias

Não só os donos de Ferrari estão no radar da marca. Em 2019 a marca processou um dentista no interior de São Paulo que fez uma réplica de um carro da marca e, segundo a empresa, tentou vender na internet. A empresa considerou que ele estava vendendo uma falsificação e o vendedor disse que estava se desfazendo do veículo por estar passando por dificuldades financeiras.

No ano de 2022 a marca italiana chegou a abrir processo contra três pizzarias de São Paulo que carregavam o nome e os símbolos da marca italiana na fachada. Ganhou na Justiça para que as empresas retirassem os elementos alusivos à marca e pagassem uma indenização de R$ 5 mil. Na defesa o dono de uma das pizzarias disse ser um fã de automobilismo, o que não ajudou em nada.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários