Fim de parceria entre Hyundai e Caoa tira de linha o Tucson e o "HR"
Marcas estavam juntas desde 1999 e agora a produção de modelos Hyundai pela Caoa foi paralisada em Goiás
por Turboway
Publicado em 25.06.2025
Comente:
Compartilhe:

Hyundai e Caoa romperam a parceria para a fabricação de veículos no Brasil e desde abril a fábrica da Caoa em Goiás não está mais fabricando o Tucson e o utilitário HR. Essas informações foram publicadas pela Revista AutoEsporte com a informação de fontes. As duas montadoras não se manifestaram até agora sobre o fim da parceria.

A parceria entre as marcas tem mais de 25 anos. A Caoa é a principal responsável pela popularização da marca Hyundai no Brasil após firmar um acordo de exclusividade para importar os modelos da Coréia do Sul. Na década de 2010 a Hyundai decidiu vir ao país com recursos próprios e isso causou um primeiro racha entre as empresas.

Naquele momento a Hyundai ficou responsável pela venda de sua linha nacional, produzida no interior de São Paulo, enquanto a Caoa ficou responsável pelas importações e pelos modelos que já havia adquirido o direito de produzir, como o Tucson e o utilitário HR. Com o tempo a parceria ficou estranha. Visível ao comprador estava a situação que as concessionárias estavam divididas. Parte vendia os produtos nacionais e parte vendia os produtos importados e produzidos pela Caoa.

Em 2018 a Hyundai decidiu não renovar a parceria, mas a Caoa contestou essa decisão em uma corte de arbitragem e permaneceu no direito de representar a marca. Em 2024 as marcas divulgaram um acordo para aproximar as operações e isso daria à Caoa a possibilidade para produzir novos veículos, em contrapartida a empresa nacional abriria mão da exclusividade na importação para a própria Hyundai.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

As empresas nunca comentaram dos motivos que geraram a crise de 2021, mas especula-se que a sociedade entre Caoa e Chery incomodou a Hyundai.

As marcas ainda não confirmaram oficialmente o fim da parceria. Tanto Hyundai como a Caoa informaram apenas que não comentam o assunto. A fábrica da Caoa em Anápolis paralisou a produção do Tucson e do HR em abril. A fábrica toda foi paralisada, até mesmo a parte que produz os veículos da Caoa Chery. A volta da produção aconteceu este mês, mas apenas dos veículos da parceria chinesa.

Segundo apuração da Revista AutoEsporte, a Caoa negocia o uso da fábrica de Goiás com outras marcas estrangeiras. A Chery pode ser parceira com as marcas Jaecoo e Omoda, que estão sendo importadas para o Brasil.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Plano B

Toyota retoma produção no Brasil com peças importadas após estragos de vendaval

destaque

Mudanças

Toyota terá plano B para retomar fabricação no Brasil. Yaris só chega em 2026

destaque

Dúvidas

Carro flex: posso usar apenas álcool? Veja quais cuidados você deve ter

destaque
Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários