Ford fecha fábricas e encerra produção no Brasil
Apenas centro de desenvolvimento e campo de provas permanecerão em funcionamento. Carros passarão a ser importados de outros países.
por Turboway
Publicado em 11.01.2021 // atualizado: 01.11.2022
Comente:
Compartilhe:

A Ford anunciou hoje que encerrará a produção de carros no Brasil e que fechará as fábricas em Taubaté-SP, Camaçari-BA e Horizonte-CE, esta última onde ela fabrica o Troller T4. A montadora não informou quantos trabalhadores serão demitidos, mas só na fábrica de motores de Taubaté serão ao menos 830 demissões. Apenas o campo de provas de Tatuí-SP e o Centro de Desenvolvimento de Produtos em Camaçari continuarão em funcionamento.

Em sua despedida, a Ford usou o termo "empolgante" para falar do futuro da marca: "A Ford Motor Company anunciou hoje que atenderá os consumidores na América do Sul com um portfólio empolgante de veículos conectados, e cada vez mais eletrificados, incluindo SUVs, picapes e veículos comerciais, provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados, ao mesmo tempo em que a Ford Brasil encerra as operações de manufatura em 2021."

O Turboway teve acesso ao comunicado enviado às concessionárias (veja abaixo), em que ela culpa a desvalorização do real frente ao dólar. Já na nota à imprensa, a empresa culpou a pandemia. "À medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

Derretimento nas vendas

Por décadas entre as quatro grandes montadoras do país, em 2020 a Ford fechou, pelo segundo ano consecutivo, na quinta posição em vendas, atrás de GM, Fiat, Volkswagen e Hyundai. A retração nas vendas ocorre ano após ano na montadora. Em 2018 ela detinha 9,17% do mercado nacional. A participação caiu para 8,22% em 2019 e para 7,14% em 2020.

Em um ano em que todas as montadoras retraíram, a perda de vendas da Ford foi de 36%, despencando de 218 mil vendas em 2019 para 139 mil em 2020. O único modelo no top20 de emplacamentos do país foi o Ford Ka, na sexta colocação.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

icone cameraNo sentido horário, fábricas em Taubaté-SP, Horizonte-CE e Camaçari-BA - foto: google maps

Quatro modelos eram fabricados no Brasil: Ka, Ka Sedan, EcoSport e T4. As vendas seguirão até o fim dos estoques. Segundo a Ford, a produção de peças vai continuar por mais algum período para evitar falta de peças de reposição. Outros modelos, como a Ranger, que é produzida Argentina, continuarão chegando ao Brasil importadas. Novos modelos serão lançados, como o Ford Bronco, mas nenhum será fabricado em território nacional.

Justificativa

Em comunicado aos concessionários, o qual o Turboway teve acesso, a Ford afirma estar operando desde 2013 com ajuda financeira da matriz, nos EUA. Afirma também que a desvalorização do real afetou os negócios. "A recente desvalorização das moedas na região aumentou os custos industriais além de níveis recuperáveis e a pandemia global ampliou os desafios, gerando uma capacidade ociosa ainda maior, com redução nas vendas de veículos na América do Sul, especialmente no Brasil", afirma o documento.

A carta também fala do novo posicionamento global da empresa. "Daqui para frente, concentraremos nosso portfólio de produtos em nossos pontos fortes globais em picapes médias e veículos comerciais, com a nova Ranger e a Transit", afirma.

Mais de cem anos de história

A Ford do Brasil foi fundada em 1919, com a missão de importar veículos, que começavam a se popularizar no mundo. Nasceu como um escritório no centro histórico de São Paulo e em dois anos ela inaugurou a primeira linha de montagem no bairro do Bom Retiro. O Ford T e o caminhão TT foram os primeiros veículos montados pela Ford no Brasil.

A expansão de fato se deu em 1967, quando a montadora comprou a Willys Overland em São Bernardo do Campo-SP. Além da fábrica, a Ford adquiriu um projeto que a Willys estava desenvolvendo em parceria com a Renault, o projeto "M" que deu origem ao Renault 12 na França e ao Corcel no Brasil.

De lá pra cá, a Ford produziu diversos modelos de sucesso no Brasil, como Galaxie, Maverick, Del Rey, Escort com a sua tão desejada versão XR3, Fiesta e Ecosport. Foram 52 anos de produção no local, até a desativação da planta, em 2019 - um prenúncio do que estava por vir hoje. A área acabou sendo comprada por uma construtora em outubro do ano passado.

icone cameraXR3: Fabricado pela Ford no Brasil e um dos carros mais desejados dos anos 80. Já com a reestilização de 1987

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Turbopass
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários