Kia confirma a chegada do Stonic ao Brasil
Veículo híbrido da empresa sul-coreana é aposta para brigar com SUVs, mas não tem data confirmada.
por Turboway
Publicado em 10.07.2021 // atualizado: 30.10.2021
Comente:
Compartilhe:
Veículo híbrido da empresa sul-coreana é aposta para brigar com SUVs, mas não tem data confirmada.

Este texto foi atualizado em 22/10

Na onda do atual mercado automotivo que prefere chamar os veículos "crossovers" de "SUV compactos", a Kia do Brasil também quer entrar na briga e trará em novembro o Kia Stonic ao Brasil.

O Stonic é produzido na Coréia do Sul desde 2017 e compartilha plataforma e vários componentes com o Kia Rio. O modelo tem motor 1.0 turbo, o mesmo que a Hyundai usa no HB20 e usará no futuro Creta, a diferença é que o Stonic carrega junto um motor elétrico, o que o torna um veículo híbrido.

Kia Stonic
icone cameraKia Stonic já é vendido na Europa e na Ásia (Foto: Kia)

O sistema híbrido administra a movimentação do veículo, usando o motor elétrico em situações menos desgastantes, como o tráfego em uma velocidade constante em uma rodovia, por exemplo. A recarga da bateria é feita pela recuperação de energia em frenagens e também pelo próprio motor a combustão, o que economiza combustível e descarta a necessidade de recarregar o veículo em uma fonte de energia, por exemplo.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

A chegada do Stonic ao Brasil foi confirmada pela Kia ao Jornal do Carro em julho. Em outubro a empresa confirmou que o carro chegará em novembro.

Quando chegar, o novo Kia terá preços a partir de R$ 149.900 e deve duelar na faixa do Jeep Renegade e do primo Hyundai Creta. Porém, os dois carros citados têm motor flex. Neste ponto, a Kia chegará com larga vantagem de preço porque os concorrentes não tem produtos na mesma categoria.

icone cameraInterior do Kia Stonic (foto: Kia)

A Kia é uma empresa sul-coreana que pertence ao conglomerado da Hyundai. No Brasil ela é representada por uma empresa local, o Grupo Gandini, e não tem produção nacional. A maior parte dos veículos vêm da fábrica da Kia no México. Esse movimento de importação e a flutuação do valor do dólar causam um movimento instável para a empresa no Brasil.

O Kia Rio, por exemplo, foi lançado em 2016 lá fora e por vários anos foi sendo especulada sua chegada no Brasil. Só chegou em 2020.

Outra promessa da Kia para o Brasil foi o Kia Niro, que segundo a empresa chegaria no começo de 2021 e até agora não foi lançado. O Kia Soul, que já tem nova geração lá fora, não é vendido no país há um ano

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários