Marcas tradicionais deixam a Rússia e abrem espaço para as chinesas
Com a saída das empresas europeias, americanas e japonesas, agora a Rússia está dividida entre a indústria nacional e as chinesas
por Turboway
Publicado em 26.09.2022 // atualizado: 10.03.2023
Comente:
Compartilhe:

Desde que a Rússia iniciou uma guerra na Ucrânia o país também tem experimentado consequências da guerra. No mercado automotivo perdeu marcas tradicionais que abrigavam milhares de funcionários russos. Isso criou uma oportunidade para as marcas chinesas, que tinham participação muito pequena até então.

icone cameraLada Niva na linha de montagem na Rússia (foto: Autovaz/ divulgação)

A Renault era uma parceira da russa Autovaz na Lada. Deixou o país e devolveu a Lada aos russos por sete centavos. Resultado: o governo russo manteve a produção e a Lada agora tem 43% do mercado. Antes tinha 17%, segundo números publicados no jornal Valor Econômico.

A Volkswagen também deixou o país e agora a Toyota anunciou que a sua fábrica está a venda. As chinesas que vinham bem atrás em vendas agora deram um salto: a Great Wall, que está prestes a iniciar suas vendas no Brasil, agora tem 7,5% das vendas. Antes tinha 2,1%.

Os russos agora experimentam um novo mercado automotivo. Não é tão conservador como na extinta União Soviética, que só permitia a venda dos veículos do bloco. O que muda agora é que os chineses dividem a fatia deste mercado.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Turbopass
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Imagem da notícia

Plano B

Toyota retoma produção no Brasil com peças importadas após estragos de vendaval

Imagem da notícia

Mudanças

Toyota terá plano B para retomar fabricação no Brasil. Yaris só chega em 2026

Imagem da notícia

Dúvidas

Carro flex: posso usar apenas álcool? Veja quais cuidados você deve ter

Imagem da notícia

Absurdo no mercado

Para que serve o metanol e por que ele vem sendo utilizado em adulterações?

Área de comentários