Mudança radical. Busca pela originalidade. O que aconteceu com a marca Jaguar?
Mudanças anunciadas pegou fãs da marca de surpresa com um logotipo que praticamente deixa de lado o tradicional Jaguar
por Turboway
Publicado em 20.11.2024
Comente:
Compartilhe:

A divulgação da nova identidade visual da Jaguar causou um forte impacto nas redes sociais. A empresa está promovendo uma transformação radical, mas tirar as linhas tradicionais e o foco na silhueta do Jaguar (o animal) repercutiu mal. Com o anúncio de sua nova filosofia de marca e a promessa de um renascimento ousado, a tradicional fabricante britânica está se reposicionando como uma marca de "luxo moderno".

As ações desta mudança começaram no último dia 19 de novembro, data que trouxe a apresentação de novos elementos de identidade. Muito do que conhecemos da marca foi descartado. O tradicional “mascote” ainda existe, mas agora ele salta para a direita e não fica mais tão evidente. Vira uma espécie de "easter egg". A marca estampada nos carros será apenas o nome "JAGUAR" numa linguagem repaginada, com um ar moderno, simples e simétrico. O antigo brasão circular, que era formado por muitos elementos, agora segue o padrão de minimalismo, sendo formado apenas por dois "J"s entrelaçados.

A nova abordagem deixa o produto final em segundo plano: o foco agora é luxo, e fica muito claro que a Jaguar quer ser reconhecida por sua criatividade e autenticidade, prometendo não apenas produtos, mas experiências que enriqueçam a vida de seus clientes. O evento de lançamento ocorrerá na Miami Art Week, no próximo dia 2 de dezembro, onde a marca apresentará um modelo 100% elétrico, que será um marco na nova era da Jaguar.

Copy Nothing

A filosofia desse renascimento foi inspirada pelo fundador Sir William Lyons, com o lema "Copy Nothing", que reflete a busca pela originalidade e pela inovação sem imitações. A marca se apresenta com o conceito de "modernismo exuberante", que promete trazer designs irreverentes e criativos para os próximos modelos, incluindo um super-GT elétrico, um grande sedã e um SUV, todos desenvolvidos sobre a nova plataforma elétrica JEA (Jaguar Electric Architecture). Esses modelos ainda não têm um cronograma de lançamento definido.

Com essa renovação, a JLR pretende encerrar a produção atual de veículos da Jaguar a combustão até 2026, com novos lançamentos que buscarão estabelecer a marca como uma potência no segmento de luxo e mobilidade elétrica. Para ficar mais claro: a Jaguar vai subir de patamar, ficando mais próxima de Bentley e Rolls-Royce e mais distante de Audi, BMW e Mercedes-Benz.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

https://www.youtube.com/watch

Essa renovação vai na contramão do que várias montadoras estão fazendo atualmente. Muitas, no passado, até sinalizaram que o caminho seria apenas a produção de veículos elétricos, como Volvo, Ford e Mercedes-Benz, que apostavam na eletrificação da frota, mas já voltaram atrás nessa decisão.

Com poucos traços do passado, a Jaguar traça uma estratégia ousada e arriscada com o reposicionamento de marca e com a eletrificação. Resta saber se essa cartada é a mudança que vai trazer a Jaguar para um lugar de destaque no jogo, ou se seria importante olhar um pouco mais para trás e resgatar a tradição e o peso que a marca teve ao longo da história.

Ainda é muito cedo para bater o martelo em alguma previsão relevante. Mas essa mudança é importante para a JLR, já que a Jaguar, atualmente, não é muito rentável. Ainda serão revelados os modelos que definirão o caminho a ser percorrido, e veremos, na prática, a nova estratégia. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Plano B

Toyota retoma produção no Brasil com peças importadas após estragos de vendaval

destaque

Mudanças

Toyota terá plano B para retomar fabricação no Brasil. Yaris só chega em 2026

destaque

Dúvidas

Carro flex: posso usar apenas álcool? Veja quais cuidados você deve ter

destaque
Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários