Por que a Mitsubishi está clonando carros da Renault?
Plano da empresa para a Europa inclui manter a marca a um custo muito reduzido
por Turboway
Publicado em 21.09.2022
Comente:
Compartilhe:

A foto de um "Captur" com o logo da Mitsubishi confundiu muitos internautas esta semana. Por que caçambas a Mitsubishi resolveu usar um modelo da Renault?

mitsubishi asx
icone cameraNovo Mitsubishi ASX europeu é o Renault Captur (foto: Mitsubishi/ divulgação)

A resposta é a posição que a empresa está atualmente no mercado Europeu. Segundo análises de sites europeus, como o espanhol "Motorpasión", ela não atingiu metas e ainda perdeu terreno no mercado.

Em 2020 a marca já havia comunicado que estavam congelados todos os novos projetos para a Europa. A imprensa automotiva europeia entendeu isso como uma saída da Mitsubishi do mercado, mas era um movimento para a marca chegar ao ponto de reutilizar os modelos das marcas irmãs.

Agora a aliança Renault-Nissan, que controla a Mitsubishi, revelou seus planos: manter a marca com novos produtos, sem gastar por isso. O "Captur da Mitsubishi" é o primeiro destes produtos e chega em março do ano que vem, segundo a própria empresa.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Sobre o carro

O novo Mitsubishi ASX é montado na Espanha sobre a plataforma CMF-B, que na Europa é usada pelo Renault Captur e pelo Nissan Juke. Embora esses dois últimos tenham desenho bem diferente, o ASX é apenas o Captur com logo trocado.

Mitsubishi ASX
icone cameraMudança está na frente do veículo, que troca a grade da Renault por flechas da Mitsubishi (foto: Mitsubishi/ divulgação)

O SUV será vendido em cinco versões: quatro híbridas e uma a combustão. Entre as quatro versões híbridas, uma "plug-in", que é quando o carro pode ser carregado como um híbrido normal (enquanto roda, com um motor menor a combustão) e também na tomada, como um elétrico. Os motores das versões básicas será 1.0 turbo. A versão híbrida plug-in terá motor 1.6 e as demais terão motor 1.3 turbo.

No Brasil não há previsão de chegada deste modelo. A Mitsubishi por aqui é representada pela HPE, que já deixou de produzir o antigo ASX. A Renault já vende por aqui o Captur, que tem estrutura diferente do vendido na Europa.

Vai ficar mais comum

O reaproveitamento de alguns modelos por outras marcas está crescendo e vai ficar mais comum do que você pensa. É que nos últimos anos alguns grupos se fundiram e esses grupos querem otimizar a capacidade das fábricas.

Recentemente a Stellantis colocou o Fiat Fiorino para ser vendido também como Peugeot Partner. Os dois carros saem da mesma fábrica e ao final troca-se apenas o logo.

Outro motivo para as marcas realizarem esta troca é o momento de mudança tecnológica para carros híbridos e elétricos. Algumas marcas estão otimizando ao máximo seus projetos para evitar gastos supérfluos. A própria Stellantis fez isso com a Alfa-Romeo, pegando o Tonale e transformando-o em um carro da Dodge.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Plano B

Toyota retoma produção no Brasil com peças importadas após estragos de vendaval

destaque

Mudanças

Toyota terá plano B para retomar fabricação no Brasil. Yaris só chega em 2026

destaque

Dúvidas

Carro flex: posso usar apenas álcool? Veja quais cuidados você deve ter

destaque
Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários