Renault devolve a Lada aos russos por irrisórios 7 centavos
Montadora originalmente russa fazia parte da Renault desde 2008, mas a guerra na Ucrânia mudou novamente a história da fabricante
por Turboway
Publicado em 29.04.2022 // atualizado: 06.09.2022
Comente:
Compartilhe:

Desde o início da guerra na Ucrânia temos falado aqui sobre o pepino que o conflito se tornou para as montadoras europeias e norte-americanas. Volkswagen, Ford e Stellantis possuem acordos com empresas russas e a Renault era a dona da Autovaz, que no Brasil chegou a vender os carros Lada nos anos 90.

A Renault já havia se manifestado no mês passado informando que estudava o destino de seu braço russo. Agora a agência de notícias russa Interfax informou que a Renault transferiu seus 68% de participação na Autovaz para uma estatal russa. O valor da transação: 1 rublo, ou 7 centavos de real. O prejuízo com a operação é estimado em R$ 16 bilhões.

A Renault tinha duas fábricas e contava com 45 mil empregados na Rússia produzindo veículos Renault, Nissan e Lada. Agora toda esta estrutura é problema apenas do governo russo.

A partida da Renault não está relacionada diretamente à um boicote aos russos, mas uma consequência dos bloqueios financeiros que os europeus fizeram ao país. Com esses bloqueios a Renault ficou praticamente impedida de gerenciar sua subsidiária. A agência russa informou ainda que no acordo a Renault terá prioridade na recompra da empresa em até seis anos.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

A Renault não comentou sobre a transação. As informações são da Agência Reuters.

Novos donos, produção parada

A Lada agora tem dois donos: as russas Nami e Rostec, e as duas são empresas estatais. Para continuar produzindo seus veículos a Lada terá que transpor os bloqueios comerciais e econômicos: seus veículos (e isso inclui o jipe Niva que até hoje é produzido) são dependentes de peças estrangeiras.

Os problemas das montadoras em solo russo tem mão e contra-mão: ao mesmo tempo que elas levam carros prontos para vender lá, elas também compram produtos russos para fabricar os carros. Desde o início da guerra e dos embargos à Rússia essas empresas tiveram que procurar alternativas. A maioria delas encerrou contrato com os russos.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Turbopass
Veja agora, em TurboMercado
Imagem da notícia

Nova marca

Stellantis põe Leapmotor em campo para fazer frente à BYD

Imagem da notícia

Corolla remodelado

Toyota promete mudanças profundas no Corolla com design futurista

Imagem da notícia

Segue no Brasil

Jeep encerra o Renegade na Europa e agora só o Brasil produz o modelo

Imagem da notícia

Nova Ram

Ram apresenta oficialmente a nova Dakota, que agora é um clone da Fiat Titano. Veja fotos

Imagem da notícia

Adiado novamente

Danos em fábrica da Toyota vão atrasar a chegada do Yaris Cross

Área de comentários