Toyota vai fechar fábrica do antigo Bandeirante em São Paulo
Unidade atualmente tem 550 funcionários e produz peças para veículos da empresa fabricados em outras unidades.
por Turboway
Publicado em 05.04.2022 // atualizado: 12.04.2023
Comente:
Compartilhe:

Nota do editor (abril/2023): é importante destacar que esta notícia está sendo compartilhada em correntes que propagam mentiras em redes sociais. O objetivo é utilizar o título para enganar o receptor que muitas vezes sequer abre a notícia. A Toyota NÃO encerrou operações no Brasil.


A histórica fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, fechará suas portas em 2023, confirmou a montadora.

A unidade do ABC a primeira fábrica da Toyota fora do Japão e tem atualmente 550 funcionários que produzem peças utilizadas em outras unidades da montadora no Brasil e na Argentina. Há anos a fábrica deixou de fabricar um automóvel completo.

Segundo a revista Autoesporte, a unidade atualmente produzia peças para a linha de motores que atualmente funciona em Porto Feliz (SP) e produzia componentes para exportação do sedã Camry, que é produzido nos Estados Unidos.

icone cameraImagem da década de 1960 quando a fábrica produzia o Toyota Bandeirante (a foto é uma reprodução de uma imagem de divulgação da Toyota do Brasil)
publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

O principal produto construído nesta fábrica foi o jipe Bandeirante, no exterior chamado de Toyota Land Cruiser, que foi aposentado em 2001 no país, sem acompanhar a evolução do modelo que é vendido até hoje pelo mundo.

Segundo a Toyota, toda a produção de São Bernardo do Campo será transferida para Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba, onde já estão outras fábricas da empresa. O setor administrativo da empresa já foi transferido para Sorocaba há dois anos.

A unidade de São Bernardo fechará em novembro de 2023 e, segundo a empresa, os funcionários serão também remanejados se assim quiserem.

icone cameraMontagem do jipe Bandeirante na unidade de São Bernardo do Campo (foto: divulgação Toyota do Brasil)

Com a partida da Toyota, São Bernardo do Campo dá adeus a mais uma fábrica histórica do setor automotivo na cidade. A Ford já havia encerrado as atividades na cidade em 2020 e a área acabou sendo vendida para uma construtora, encerrando de vez as atividades industriais do local.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários