

ID.Polo em foto de apresentação da Volkswagen (Volkswagen/divulgação)A Volkswagen anunciou que lançará um Polo e um T-Cross elétrico no próximo ano, o que significa uma mudança de estratégia da marca com sua linha de elétricos. Até agora a marca trabalhava com uma nomenclatura específica para estes modelos: ID4, ID3 e IDBuzz (a Kombi elétrica), por exemplo. Não foi divulgado se os novos modelos chegarão ao Brasil.
Os modelos da linha ID são produtos específicos para o mercado de elétricos. Com o futuro lançamento do ID.Polo a marca usará a estrutura de um modelo já consagrado, o que deve também servirá como marketing para alavancar as vendas da VW no mercado de elétricos.
A foto revelada pela marca de um carro ainda com disfarces é do ID.Polo, o T-Cross elétrico deverá ser características semelhantes ao T-Cross convencional, mas vai se chamar ID.Cross.

Volkswagen Polo elétrico apresentado com camuflagem pela marca (Volkswagen/divulgação)As marcas europeias têm investido em elétricos há pelo menos 10 anos, mas os modelos que chegam ao mercado não ganharam o fôlego que elas projetaram. A razão é que os produtos chineses chegaram mais eficientes e tecnológicos.

O resultado é que fábricas europeias que foram convertidas para a produção de elétricos estão ociosas. A Fiat, por exemplo, criou uma linha de produção exclusiva na Itália para o 500 elétrico e desativou a linha antiga que funcionava na Polônia. O Fiat 500 elétrico empacou nas vendas. Para não amargar um prejuízo bilionário a marca adaptou o projeto do modelo para produzi-lo agora na versão híbrida.
Voltando à Volks, a empresa informou que além do Polo ID terá também um Polo GTI na categoria elétrica. Tanto o Polo elétrico quanto os outros modelos não têm previsão de chegar ao Brasil. Só o ID4 e o IDBuzz chegaram ao país até agora, mas não estão disponíveis para venda atualmente.
A Volks também chegou a ter uma versão elétrica do UP, também produzida na Europa e que chegou ao Uruguai em 2022, mas teve poucas unidades vendidas.