Fiat 500 ganha versão elétrica com 3 portas
por Turboway
Publicado em 22.10.2020
Comente:
Compartilhe:

Nova versão da família de elétrica foi apresentada nesta quarta-feira na Itália. O 500 agora tem 'porta suicida' para o passageiro, que lembra solução já adotada na Strada no Brasil.

A Fiat apresentou nesta quarta-feira a nova versão com 3 portas do Fiat 500 elétrico para o mercado europeu. O carro, que agora é elétrico, ganhou uma versão com porta suicida para ampliar o acesso do passageiro, uma resposta aos que sempre tentaram transportar mais de duas pessoas no compacto.

A nova versão foi chamada de Fiat 500e 3+1 e estará disponível nas cores Rose Ouro, Azul Glaciar e Preto Ônix. O carro inclui acessórios até então inéditos na linha como reconhecimento de sinais de trânsito, freio de emergência autônomo que reconhece pedestres e ciclistas, assistente que reconhece faixas de trânsito, sensor de pontos cegos e central multimídia Uconnect com tela de 5 polegadas, com navegação por satélite.

icone cameraFiat 500 elétrico ganha porta suicida, que abre no sentido inverso (Foto: Divulgação/ Fiat)

icone cameraDetalhe do veículo aberto. Mais espaço para quem viaja atrás (Foto: Divulgação/ Fiat)

icone cameraDetalhe do interior que recebe a nova central Uconnect 5" (Foto: Divulgação/ Fiat)

A nova versão atende aos que sempre acharam o carro bonito, porém apertado para quem viaja atrás. A solução a Fiat encontrou na porta suicida que já utilizou na Fiat Strada com cabine dupla até esse ano. A porta suicida é a porta traseira que abre no sentido contrário.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Este tipo de solução também já equipou carros como a segunda geração da Meriva, vendida na Europa, o Mazda R-8 e o Phantom, da Rolls-Royce. A porta adicional é fixada na coluna traseira e só pode ser aberta após a porta dianteira.

Dois motivos para isso: o primeiro é que a porta da frente serve como trava para a porta traseira não abrir sozinha com trepidações. O segundo, que o cinto de segurança do passageiro da frente está fixado justamente na porta traseira.

icone cameraDetalhe da porta traseira com o cinto de segurança para o passageiro da frente (Foto: Divlugação/ Fiat)

O Fiat 500e foi desenvolvido sobre uma plataforma nova. Ele tem 3,6 metros de comprimento e possui motor elétrico de 120cv que é alimentado por baterias de 42 KWh, com autonomia de 320 quilômetros com uma carga. Acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.

Fiat com preço de BMW

Os preços partem de 26 mil euros, que na conversão da média desta semana chega a R$ 172 mil. A versão mais cara é a com teto panorâmico, a Cabriolet, que sai por R$ 260 mil. São valores convertidos diretamente, sem considerar impostos, custos de importação, mas que são semelhantes ao elétrico BMW i3, que já é vendido no Brasil.

Na apresentação da Fiat, o 500e 3+1 é "o carro do próximo decênio", sua "obra prima". O tamanho do veículo e o interior são iguais aos do 500 elétrico convencional, que já é vendido e deve chegar ao Brasil no ano que vem. O Fiat 500 convencional (a combustão) foi vendido no Brasil entre 2010 e 2015 e teve um pequeno lote vendido em 2017. No início era importado da Polônia e posteriormente foi trazido do México.

icone cameraFiat 500 Cabriolet é o mais caro da linha (Foto: Divulgação/ Fiat)

Foco em carros pequenos na Europa

A Fiat está apostando alto no 500 como principal produto mundial para os próximos anos. E não é a toa. Com a fusão com a Peugeot, que ainda aguarda aprovação dos órgãos europeus, a nova empresa só deve manter dois carros compactos: Fiat 500 e Fiat Panda. Significa que Peugeot e Citröen devem aposentar seus veículos nesta categoria e deixar essa missão com a Fiat.

Além do Fiat 500 e do Fiat Panda, a empresa comercializa o Fiat Tipo e versões SUV do Fiat 500 na Europa. A empresa cogitou trazer estas versões maiores do 500 para o Brasil enquanto desenvolve um novo SUV para posicionar abaixo do Renegade, porém a alta do dólar impediu essa importação.

icone cameraFiat 500 visto por cima (Foto: Divulgação/ Fiat)

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Plano B

Toyota retoma produção no Brasil com peças importadas após estragos de vendaval

destaque

Mudanças

Toyota terá plano B para retomar fabricação no Brasil. Yaris só chega em 2026

destaque

Dúvidas

Carro flex: posso usar apenas álcool? Veja quais cuidados você deve ter

destaque
Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários