Fiat inicia a produção do motor que equipará a nova Toro
por Turboway
Publicado em 10.03.2021
Comente:
Compartilhe:
Novo motor é produzido em Minas Gerais e equipará também os carros da Jeep. Compass faz estreia em abril.

A Stellantis, empresa que juntou os grupos de Fiat e Peugeot, anunciou que iniciou a produção de sua nova linha de motores turbo na unidade de Betim, em Minas Gerais. O primeiro motor produzido na unidade é o 1.3 Turbo, que equipará a nova Fiat Toro que chegará em maio.

Além da nova opção de motor, a Toro terá frente redesenhada com o novo logo Fiat e novidades no painel com a adoção de uma central multimídia em formato mais parecido com os modelos das picapes Ram. A Toro é vendida como Ram em mercados como o México.

Segundo a Stellantis, o novo motor 1.3 desenvolve até 180 cavalos na versão a gasolina. Esses novos motores turbo são uma evolução dos motores Firefly (1.0 e 1.3) que estrearam no Fiat Argo em 2017. Além da Toro, a Jeep estreará esse motor 1.3 no novo Compass, que será apresentado em 4 de abril. Ao contrário da Toro, que ainda não tem o novo visual conhecido, o novo Compass já roda na China.

Novo motor turbo da Fiat fabricado em Minas Gerais
icone cameraProdução dos novos motores da Fiat e Jeep em Betim (Foto: Fiat/Divulgação)

Novo motor made in Betim

O grupo Stellantis investiu R$ 400 milhões para que a unidade de Betim fabrique até 100 mil motores por ano. Assim a Fiat em Betim passa a ser o maior centro de produção de motores da América Latina. Serão 700 mil motores a combustão produzidos a cada ano.

Essa mesma fábrica passa ainda por adaptações para a produção da versão 1.0 turbo de três cilindros do motor. Essa versão equipará o novo SUV da Fiat, atualmente conhecido apenas como "Progetto 363". Além destes novos motores, a fábrica de Betim produz ainda o motor Fire, que equipa Uno e Mobi.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Saideira do petróleo

Os motores da família Firefly podem ser os últimos motores a combustão da história da Stellantis. São motores que, em breve, vão equipar também os carros da Peugeot. É que os motores a combustão não serão mais prioridade na empresa.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirmou em apresentação aos investidores que está acelerando o desenvolvimento dos modelos elétricos do grupo. No entanto, a América Latina não faz parte dos planos iniciais desta eletrificação, que deve ser colocada em prática inicialmente na Europa e Estados Unidos.

A Stellantis tem hoje 30 modelos elétricos sendo vendidos em todo o mundo por suas 14 marcas. Nenhum deles é vendido no Brasil. Os primeiros devem ser o Peugeot 208 e-GT, o Fiat 500e e o Renegade elétrico. No entanto, estes dois últimos modelos devem ter poucas unidades importadas.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.
teste


teste

Tags

Turbopass
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

Futuro nebuloso

Jaguar sem carros novos? Entenda a pausa em 2025 e o plano radical para 2026

Imagem da notícia

Colecionadores

Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Vectra: veja quais carros poderão ter placa preta em 2026

Imagem da notícia

Recalculando a rota

Lecar diz que vai mudar estratégia em busca do seu carro. Sai carro nacional dali?

Imagem da notícia

Clones

'Empresário' clonou placas de carro para ter frota de aplicativo em Uberlândia

Imagem da notícia

Salão 2027

Salão do Automóvel tem nova edição confirmada para 2027

Área de comentários