Ford Escort ganha facelift na China
por Turboway
Publicado em 13.01.2021
Comente:
Compartilhe:
Após abandonar as operações no Brasil, a Ford segue trabalhando mundo afora, e com carros compactos.

Fotos do novo Ford Escort divulgadas pelo Ministério da Indústria chinesa revelam que a Ford segue firme com seus projetos, após anunciar que desistiu do Brasil. O modelo recebeu uma reestilização que o coloca dentro da nova identidade visual da montadora - muito próxima da já presente no também chinês Ford Territory, vendido no Brasil importado da China.

icone cameraFord Escort chinês ganhou atualização estética. Mecânica é a mesma desde 2015 - foto: autohome

Não há, no entanto, nenhuma informação se o veículo poderá chegar importado ao Brasil, que já teve por duas décadas o Escort em seu portfólio. Para desanimar essa ideia, é bom destacar que o Escort foi lançado na China em 2015 e nunca foi cogitado ao Brasil, onde, pra piorar, os carros da categoria sedã vivem um mau momento.

O que mudou?

O Escort, que na China é posicionado abaixo do Focus, ganha nova grade frontal, com design octogonal em preto brilhante. O para-choque recebeu elementos cromados e uma abertura maior nas laterais.

icone cameraTraseira do Escort recebeu atualização no conjunto ótico - foto: autohome

O conjunto ótico também foi atualizado. Agora é inteiro de LED, com luzes diurnas em L. Na traseira as lanternas ganham friso cromado além de novo desenho. as mudanças são meramente estéticas. Baseado no Focus de segunda geração, o Escort mantém a mecânica, incluindo o motor 1.5 Dragon, de três cilindros, que desenvolve 122 cavalos e 15,5 kgfm de torque.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Escort no Brasil

A primeira fase do Escort, vamos dizer assim, durou de 1968 a 2000 na Europa. No Brasil, ele chegou depois e saiu de cena também mais tarde. Veio em 1983 para substituir o Corcel. O modelo era baseado na terceira geração do Escort europeu e foi fabricado na finada planta de São Bernardo do Campo.

Em 1985, teve seu momento de glória, com a versão XR3 conversível, objeto de desejo por milhares de brasileiros. Até hoje as unidades são disputadas por amantes do veículo. Em 1987 a linha recebeu uma reestilização , acompanhando a quarta geração europeia.

Ainda em 1987, Ford e Volkswagen iniciaram uma parceria que duraria até 1996, a Autolatina. Neste período, o Escort foi atualizado. Em 1992 veio realmente um veículo novo, em design, acabamento e mecânica (fornecida pela Volkswagen). Baseado na quinta geração europeia, o modelo ainda possuía os arcaicos carburadores. A mudança para a injeção eletrônica só deu em 1994, quando o Escort já vinha perdendo terreno para a concorrência.

Em 1996, já com o fim da Autolatina, a Ford lançou a última geração do Escort no Brasil, este sim um projeto mais moderno, equipado com motores Zetec, trazidos da Inglaterra. Em 2000, acabou sendo deixado de lado pouco a pouco com a chegada do Ford Focus. Saiu de linha em 2003 no Brasil, encerrando 20 anos de presença nacional.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Destaque do site

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Notícias
Imagem da notícia

China-França

Geely compra parte da Renault no Brasil e fabricará modelos no país

Imagem da notícia

Plano B

Toyota retoma produção no Brasil com peças importadas após estragos de vendaval

Imagem da notícia

Mudanças

Toyota terá plano B para retomar fabricação no Brasil. Yaris só chega em 2026

Imagem da notícia

Dúvidas

Carro flex: posso usar apenas álcool? Veja quais cuidados você deve ter

Imagem da notícia

Absurdo no mercado

Para que serve o metanol e por que ele vem sendo utilizado em adulterações?

Área de comentários