Sucessor do Fusca nos Estados Unidos e terror das 'barcas'. Por que o VW Golf era chamado de Rabbit?
Enquanto no resto do mundo o carro era chamado de Golf, os americanos e canadenses conheceram o clássico por Rabbit
por Turboway
Publicado em 30.07.2024
Comente:
Compartilhe:

O Golf foi o modelo designado pela Volkswagen para substituir o Fusca nos mercados dos Estados Unidos, México e Canadá. A primeira versão foi vendida por lá entre 1974 e 1983 com o nome 'Rabbit' (coelho, em inglês). E por que esse nome?

Pela internet há vários palpites e explicações que não apresentam fundamentos. A versão explicada por uma executiva da VW em 2006 é que a empresa procurava nomes mais amigáveis para se aproximar do consumidor daquele país e optou por escolher o nome de um animal. O Fusca já era o Beetle (besouro) e foi substituído pelo Rabbit (coelho), para dar uma ideia de um carro pequeno e rápido. Em seguida os americanos tiveram o Fox (raposa) que era o nosso Voyage.

O Golf chegou nos Estados Unidos inicialmente importado da Alemanha em 1974 e a partir de 1978 em produção local. O carro era o sucessor do Fusca (Beetle) que era bem popular entre jovens e famílias com menor poder aquisitivo. O sucesso estava no preço e na economia. O Golf surfou por lá na segunda opção, já que seu motor 1.5 o tornava muito econômico perto das 'barcas' que a concorrência produzia, e o mundo atravessava naquele momento a crise do petróleo.

Veja fotos da época do interior do Rabbit norte-americano:

icone cameraFotos: divulgação
publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Rabbit voltou a chamar Golf e depois Rabbit de novo

A fábrica localizada na Pensilvânia fechou anos depois porque novas marcas começaram a chegar ao país com a mesma proposta da Volks: fazer carros econômicos. A Volks não conseguia, em meados dos anos 80, fazer frente ao preço dos asiáticos e mudou sua produção para o México. Até 1984 foram vendidos 1,3 milhão de Rabbits. A partir daí a Volks passou a vender nos Estados Unidos a segunda versão do Golf e a batizou de Golf mesmo.

O uso do nome Golf permaneceu até 2006, quando a Volkswagen levou para os Estados Unidos a quinta versão do veículo e a rebatizou de Rabbit. Era a volta do nome e na época a área de comunicação da empresa afirmou que era uma tentativa de resgatar uma ligação emocional com o público norte-americano. Durou três anos. Em 2009 a empresa rebatizou o veículo de Golf.

Rabbit teve versão picape

Assim como o Gol teve uma irmã picape, a Saveiro, o Golf teve sua picape: Rabbit Pickup começou a ser produzida em 1979 e seguiu até 1983. E isso aconteceu antes do nascimento da Saveiro, que só foi começar a ser produzida em 1982.

Nem as primeiras gerações do Golf, nem a picape Rabbit chegaram ao Brasil.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Destaque do site

César Galvão

Drone bombeiro: o futuro dos salvamentos em rodovias. Veja vídeo

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em TurboMagazine
Imagem da notícia

César Galvão

Drone bombeiro: o futuro dos salvamentos em rodovias. Veja vídeo

Imagem da notícia

Destruição

Destruição em fábrica da Toyota causa efeito cascata e marca fica sem Corolla e Corolla Cross na linha

Imagem da notícia

Carde

Museu brasileiro de carros é premiado em competição internacional de colecionadores. Veja vídeo

Imagem da notícia

Nova marca

Cadillac: você vai ouvir falar muito desta marca a partir de agora

Imagem da notícia

Made in Brazil

Vídeos: listamos alguns comerciais estrangeiros de carros fabricados no Brasil

Área de comentários