
A GM resolveu expandir as operações mundiais da Cadillac e a marca será uma opção de luxo, ficando acima da Chevrolet, a principal marca do grupo por aqui. A Cadillac está chegando ao Brasil e logo mais terá um marketing de peso, com a marca dando nome à uma equipe na Fórmula 1.

Cadillac Escalade em foto de divulgação da marca (Cadillac/divulgação)A Cadillac já é uma marca consolidada e prestigiada nos Estados Unidos. Teve modelos importados e um deles chegou a ficar famoso mais recentemente em letra de música de Roberto Carlos. Depois a GM concentrou seus esforços na Chevrolet e a Cadillac ficou guardada na cultura pop, mas sem presença nas ruas.
A volta da marca será com modelos elétricos e importados apenas - não há previsão de produção de modelos da marca no Brasil. Os modelos que chegarão será o Lyriq e o Optiq, que são produzidos com partes desenvolvidas em conjunto com o que equipa os novos Chevrolet Equinox e Blazer EV. A faixa de preço dos modelos Cadillac devem ficar em torno de R$ 500 mil.

A expansão da marca pela GM receberá o reforço de marketing da Fórmula 1 no próximo ano. A Cadillac será a décima primeira equipe no grid, que contará no próximo ano também com a Audi. A curiosidade é que a GM não tem um motor próprio para disputar a categoria e, pelo menos por agora, usará motores Ferrari. No Brasil a transmissão da F1 terá mudanças: voltará para a TV Globo, o que garantirá um marketing expressivo para a GM.
A Cadillac nasceu no início do século passado nas mãos dos antigos sócios de Henry Ford. A General Motors comprou a empresa em 1909. É da Cadillac o marco da invenção de um motor de partida elétrica que substituiu a manivela que era necessária ser girada para dar a partida nos veículos. A marca chegou ao Brasil em 1913 e chegou a ter uma linha de montagem junto com a Chevrolet, em São Caetano do Sul (SP).
A Cadillac comercializou seus carros no Brasil por 40 anos. Sobreviveu à crise econômica de 1930, sobreviveu às duas Guerras Mundiais, mas sucumbiu quando o governo de Getúlio Vargas restringiu as importações. A GM decidiu concentrar os investimentos todos na Chevrolet, que já tinha a fábrica de São Caetano e estava montando uma nova fábrica em São José dos Campos (SP) (leia mais sobre esta fábrica aqui).

Roberto Carlos com seu Cadillac 1959 (Reprodução/OGlobo)Os últimos modelos foram sendo vendidos na década de 50, mas nos anos posteriores a Cadillac sumiu totalmente das ruas. O cantor Roberto Carlos é dono de um Cadillac Eldorado 1959 e chegou a lançar uma rua chamada "O Cadillac" em 2003 (vídeo abaixo).
Roberto é, de fato, dono de um Cadillac Eldorado 1959. O modelo é vermelho e tem motor V8 de 6.4 litros e desenvolve 325cv.