Volkswagen admite rever estratégia de elétricos e pode fechar fábrica na Europa
Fábrica em Bruxelas que produz veículos da Audi apresenta alto custo e poucas vendas
por Turboway
Publicado em 22.07.2024 // atualizado: 24.07.2024
Comente:
Compartilhe:

Caiu como uma bomba na Europa a notícia que o Grupo Volkswagen pode fechar uma fábrica na Bélgica que atende principalmente a Audi. O motivo, segundo a agência Automotive News, é que a demanda de veículos elétricos reduziu na Europa, diferentemente do que previam os planos da empresa para os próximos anos.

A bomba nesse assunto é que a Volkswagen é considerada uma empresa alemã sólida e não fecha uma fábrica desde a década de 80. O último caso de fechamento de uma fábrica da Volkswagen aconteceu em 1987, quando ela fechou uma fábrica no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O motivo na época é que a Volks tinha entendido que era mais barato produzir seus carros no México.

No caso da fábrica belga o que salta aos olhos financeiros da VW é que o custo de operação da unidade é alto. Por lá é fabricado o Audi Q8 e-tron. Ele foi lançado em 2018 e sua demanda vem caindo. A empresa estuda retirá-lo de linha.

No ano passado todo a fábrica produziu 50 mil veículos. Como comparação, a fábrica da Volkswagen de Taubaté (SP) produziu mais de 100 mil veículos em 2023. Conheça aqui a história da fábrica belga.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

América Latina compensou prejuízo Europeu

A Volkswagen também divulgou os dados de vendas mundiais no primeiro semestre de 2024. Houve uma redução das vendas em relação ao ano passado. Foram 4,35 milhões de veículos vendidos pelo planeta, contra 4,37 no mesmo período do ano passado. O destaque positivo ficou para a América Latina, onde as vendas subiram 15%. Enquanto isso houve queda na China e na Europa, justamente onde a marca avança na eletrificação da linha.

A explicação para a queda de vendas na China não é que os chineses estão comprando menos carros elétricos, mas sim que os chineses estão preferindo outras marcas, principalmente as nacionais. As marcas ocidentais atuam na China, mas sempre com uma associação com um grupo local. No entanto, os chineses estão cada vez mais preferindo os produtos nacionais.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Destaque do site

Renault vs BYD

Elétricos na faixa dos R$ 100 mil: Renault renova o Kwid elétrico e BYD cria versão mais popular do Dolphin Mini

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Elétricos e Tecnologia
Imagem da notícia

Renault vs BYD

Elétricos na faixa dos R$ 100 mil: Renault renova o Kwid elétrico e BYD cria versão mais popular do Dolphin Mini

Imagem da notícia

ID Polo

Volkswagen terá Polo e T-Cross elétricos no próximo ano

Imagem da notícia

Carros do futuro

Quais são os níveis de direção autônoma disponíveis nos carros atualmente?

Imagem da notícia

Europa

Stellantis recua e engaveta programa de direção autônoma, diz agência

Imagem da notícia

SOS elétricos

Acidente com carro elétrico exige protocolo diferente para socorro. Entenda

Área de comentários