Quando chegaram os primeiros carros russos da Lada ao Brasil? Niva e Laika estavam no primeiro lote
No registro da chegada dos veículos ao Brasil estão 3.002 jipes "Lada Niva" que chegaram ao Porto de Santos
por Renato Fonseca
Publicado em 26.04.2024
Comente:
Compartilhe:

No dia 30 de novembro de 1990 chegavam ao Porto de Santos (SP) os primeiros 3.002 Ladas que rodaram pelo Brasil. Era o primeiro lote de importação do carro russo que fez sucesso no Brasil naquela década, após a abertura de mercado aos veículos importados (leia sobre isso aqui).

Esses primeiros russos chegaram ao Brasil a bordo do navio Pegasus Diamond, um cargueiro japonês que já está fora de circulação desde 2012. Dos 3.002 veículos a bordo estavam 2 mil "Lada Niva", o jipinho da Lada que até hoje pode ser visto rodando por aí na mão de alguns entusiastas do 4x4.

O grande trunfo dos russos era o preço dos carros. Estamos falando de um período de crise na Rússia, o período do fim da antiga União Soviética. Os russos queriam fazer dinheiro e tinham tudo a seu favor: uma moeda super desvalorizada e um Brasil que acabava de se abrir para o mercado externo. O resultado é que, segundo os jornais da época, o modelo russo mais barato saía quase pelo preço do Fiat Uno Mille, o carro mais barato do país na época, mesmo pagando 85% de imposto de importação.

Outro ponto favorável aos russos era a durabilidade dos produtos. Desenvolvidos em um país extenso, com várias condições climáticas adversas, os russos afirmavam que o jipe Niva estava apto a tolerar temperaturas entre -45°C e 50°C.

icone cameraImagem do navio Pegasus Diamond, que ficou em operação até 2012 pelo planeta (foto: reprodução shipnostalgia.com)
publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Apesar de muitos fatores "pró" a Lada enfrentou também contratempos no país. O primeiro deles foi uma traição de empresários que abririam concessionárias da marca. Concorrentes correram para assediar esses empresários a desistir do negócio. Outro ponto era que o preço dos carros da Lada não era só baixo por conta da moeda russa. Havia uma acusação das montadoras que já atuavam no Brasil de que o Governo Russo subsidiava parte do custo, gerando concorrência desleal. Falamos disso no texto "Invasão Comunista", publicado aqui no Turboway em setembro de 2023.

Também em 30 de novembro de 1990 foi a data em que conhecemos pela primeira vez o Laika 1500. O modelo era chamado oficialmente de Riva na Rússia e ganhou um nome mais amigável para o mercado brasileiro. Com motor 1.5 e design sedã, foi ele o veículo mais barato da Lada no Brasil que batia de frente com o Fiat Uno.

icone cameraReprodução de página do jornal OGlobo de 30 de novembro de 1990

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Destaque do site

César Galvão

Drone bombeiro: o futuro dos salvamentos em rodovias. Veja vídeo

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em TurboMagazine
Imagem da notícia

César Galvão

Drone bombeiro: o futuro dos salvamentos em rodovias. Veja vídeo

Imagem da notícia

Destruição

Destruição em fábrica da Toyota causa efeito cascata e marca fica sem Corolla e Corolla Cross na linha

Imagem da notícia

Carde

Museu brasileiro de carros é premiado em competição internacional de colecionadores. Veja vídeo

Imagem da notícia

Nova marca

Cadillac: você vai ouvir falar muito desta marca a partir de agora

Imagem da notícia

Made in Brazil

Vídeos: listamos alguns comerciais estrangeiros de carros fabricados no Brasil

Área de comentários