Rampage brasileira será vendida na Europa. Veja outros veículos brasileiros que chegaram lá
A bolha da Europa é difícil de ser estourada por um veículo latino-americano. Ao longo da história poucos modelos daqui chegaram lá
por Turboway
Publicado em 13.11.2025
Comente:
Compartilhe:
icone cameraRampage é fabricada pela Stellantis no interior do Pernambuco (Ram/divulgação)

A Stellantis anunciou que venderá na Europa a Rampage fabricada em Pernambuco. É um fato relevante para a indústria nacional, que ao longo da história só exportou para o velho continente em casos bem pontuais.

Segundo a Stellantis, a Rampage é o primeiro veículo da Ram totalmente desenvolvido e fabricado fora dos Estados Unidos. A Ram é uma marca que só trabalha com picapes que foi originada da Dodge e nós explicamos aqui que Ram não é mais Dodge há muito tempo.

A Europa recebe veículos de várias partes do planeta e atualmente muitos veículos da China. Porém, produtos brasileiros enfrentam uma enorme barreira para chegar até lá. O motivo: as normas automotivas de segurança são muito mais rigorosas na Europa e os modelos brasileiros precisam passar por muitas adaptações para esse comércio.

A Rampage chegará para os europeus nas versões Rebel (motor 2.2 turbodiesel de 200cv) e R/T (motor 2.0 turbo gasolina de 272cv). As duas versões são automáticas e estão disponíveis também no Brasil.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

Strada e Elba

Entre 1999 e 2008 a Fiat Strada fabricada em Minas Gerais chegou a ser exportada para a Europa e oferecida em concessionárias da Alemanha, Itália, Portugal e também em países da europa oriental. O detalhe é que a Strada exportação tinha motor diesel, inédito por aqui.

icone cameraFiat Citivan era a versão da Elba para transporte de cargas (reprodução/RS)

Os Fiat Uno e Elba também tiveram unidades exportadas para a Europa nos anos 80. A Elba recebeu vários nomes diferentes por lá. Foi inicialmente Fiat Duna Weekend e posteriormente passou a se chamar Fiat Penny. Houve também uma versão furgão, onde as janelas traseiras foram substituídas por peças inteiriças e o carro foi chamado de Fiat Citivan.

Brasília

A Volkswagen chegou a mandar alguns de seus modelos brasileiros para a Europa. A Brasília chegou a ser vendida em Portugal na década de 70.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Turbopass
Área de comentários