Por que um estado americano quer banir os carros elétricos?
Congressistas conservadores querem proibir carros elétricos com medo do desmonte da indústria local de petróleo.
por Turboway
Publicado em 23.01.2023
Comente:
Compartilhe:

O Wyoming é o menor dos 50 estados americanos, terra de 576 mil pessoas, segundo o último censo dos Estados Unidos. É também de onde surgiu a estranha lei que quer proibir a comercialização dos veículos movidos a eletricidade. Mas por que um estado americano quer banir os carros elétricos?

estado americano quer banir os carros elétricos
icone cameraExtrator de petróleo no Wyoming: uma paisagem comum no estado americano que quer banir os carros elétricos

A resposta, um tanto egoísta, está no fato de que o Wyoming ser um dos maiores produtores de petróleo dos EUA. Com medo de perder sua 'vocação' petroleira, um grupo de legisladores do partido Republicano teve a brilhante ideia de fazer o estado ir na contramão do mundo.

"Não quero eliminar gradualmente a presença dos carros elétricos", se defende o senador Jim Anderson, um dos autores da lei que quer, vejam só, eliminar gradualmente a presença dos carros elétricos no estado. Até 2035, para ser mais preciso.

A data para o ban é exatamente o oposto da lei criada na Califórnia, estado mais à frente do processo de eletrificação em solo americano. Por lá, 2035 é o ano limite para eliminar de vez as vendas de carros movidos a combustão.

publicidade
No Turboway você tem conteúdo automotivo com histórias, vídeos, fotos, notícias e muito mais!

"Tenho problema quando alguém me diz: 'não compre mais carros a petróleo'" disse o senador, que justifica que apresentou o projeto apenas para passar a mensagem de que os estados estão proibindo seus veículos. Anderson disse que ele e a mulher possuem veículos a diesel e gasolina, sem especificar quais.

estado americano quer banir os carros elétricos
icone cameraWyoming no mapa: o menos populoso dos 50 estados americanos quer dar ban nos elétricos

Apesar de parecer mais querer chamar a atenção para o que eles chamam de 'forçar o uso de uma tecnologia', o grupo de legisladores apresentou dados quem embasam a lei anti carros elétricos.

Um dos argumentos é de que as baterias contém minerais críticos, cujo 'fornecimento doméstico é limitado e sujeito a interrupção'. Também afirmam que os minerais das baterias não são facilmente recicláveis ou descartáveis na natureza, o que pode encarecer o uso de aterros.

Por fim, eles argumentam que a indústria do petróleo emprega milhares de pessoas no Wyoming, e que os veículos elétricos vão arruinar a economia local.

Faltou apenas os congressistas lembrarem da oportunidade que a indústria dos elétricos está abrindo. São fábricas de matéria-prima, fábricas de baterias, de veículos e de carregadores. Os estados mais abertos a esse novo mundo, como a Califórnia, serão os maiores beneficiados. O Wyoming parece estar no fim da fila. E, quando acordar, será tarde.

Newsletter TurboExpresso
Veja o mais importante de nosso conteúdo. Uma newsletter semanal com notícias, carros que foram destaque, curiosidades e novidades no site.

Tags

Destaque do site

Renault vs BYD

Elétricos na faixa dos R$ 100 mil: Renault renova o Kwid elétrico e BYD cria versão mais popular do Dolphin Mini

Turbopass
Esqueci a senha | Novo cadastro
Veja agora, em Elétricos e Tecnologia
Imagem da notícia

Renault vs BYD

Elétricos na faixa dos R$ 100 mil: Renault renova o Kwid elétrico e BYD cria versão mais popular do Dolphin Mini

Imagem da notícia

ID Polo

Volkswagen terá Polo e T-Cross elétricos no próximo ano

Imagem da notícia

Carros do futuro

Quais são os níveis de direção autônoma disponíveis nos carros atualmente?

Imagem da notícia

Europa

Stellantis recua e engaveta programa de direção autônoma, diz agência

Imagem da notícia

SOS elétricos

Acidente com carro elétrico exige protocolo diferente para socorro. Entenda

Área de comentários